Ouvido

É a inflamação ou infecção do pavilhão e/ou conduto auditivo. É causada na maior parte das vezes pela manipulação local como uso de hastes flexíveis e contato prolongado com água. Os sintomas principais são coceira e/ou dor local, sinais de inflamação como vermelhidão e inchaço que podem levar à diminuição da audição.
É o acúmulo de secreção não infecciosa na orelha média (atrás da membrana do tímpano). Ocorre normalmente em crianças, mais frequentemente pela obstrução da tuba auditiva (estrutura responsável pela equalização de pressão do ouvido). Pode ser causada pelo aumento da Adenóide (Tonsila Faríngea) - estrutura que fica na porção final do nariz (rinofaringe), rinite alérgica, infecções crônicas e malformações. O sintoma mais frequente é sensação de ouvido tampado. A dificuldade em escutar pode gerar atraso de fala ou baixo rendimento escolar em crianças.
É a inflamação ou infecção da orelha média (atrás da membrana do tímpano) com duração menor que 06 semanas. Pode ocorrer por uma infecção em via aérea superior ou alergia. Os sintomas mais frequentes são sensação de ouvido tampado e dor local. Pode ou não ocorrer supuração (saída de secreção purulenta através da membrana do tímpano).
É a Otite Média Aguda que ocorre por 03 vezes em um período de 06 meses ou 04 vezes em 12 meses com controle completo da infecção nesses intervalos. Ocorre mais frequentemente em crianças / jovens.
É uma doença crônica da orelha média (atrás da membrana do tímpano) com duração maior que 06 semanas. Podem ser decorrentes de perfurações da membrana do tímpano e doenças da mucosa da orelha média podendo evoluir para complicações como erosão óssea, perda de audição e complicações intracranianas.
É uma reabsorção com posterior proliferação óssea anormal nos ossículos do ouvido que gera uma rigidez dessa cadeia ossicular. Com a diminuição da movimentação ocorre uma menor transmissão de energia (vibração) para a cóclea gerando perda auditiva. Pode ser necessária adaptação de aparelho auditivo ou a realização da cirurgia de estapedotomia (colocação de uma prótese na cadeia ossicular para reestabelecer a transmissão adequada da vibração).
É a perda auditiva que ocorre por algum fator anterior à cóclea. Pode ocorrer por uma obstrução do canal auditivo (cerume ou malformações), secreção e/ou infecção na orelha média ou Otosclerose por exemplo.
É a perda auditiva que ocorre por algum fator relacionado à cóclea e/ou à via de transmissão do nervo auditivo. Alterações da cóclea podem estar relacionadas ao mal funcionamento pela idade (Presbiacusia – perda auditiva da idade), exposição prolongada ao ruído ou uso de determinados medicamentos que lesam as células que geram o impulso nervoso para o nervo auditivo. Alterações do nervo auditivo podem ser malformações, tumores e doenças degenerativas por exemplo.