Procedimentos Cirúrgicos
Cirurgia da Adenóide e Amígdalas
Esse tipo de procedimento é mais frequentemente realizado na infância em casos de aumento dessas estruturas ou de infecções de repetição. Ele é realizado através da boca por onde as estruturas são removidas e o sangramento controlado através de um cautério ou com uso de fios absorvíveis que não necessitam ser removidos após.
Apesar de muito raro, o risco da cirurgia é a ocorrência de algum sangramento que possa exigir nova abordagem para controle. O pós-operatório inicial necessita do controle da dor que ocorre na maior parte dos casos.
Recuperação
De um modo geral quanto menor a idade melhor a recuperação com menos dor (normalmente a cirurgia é indicada a partir dos 2 anos de idade). O pós-operatório da cirurgias das amígdalas em adultos costuma cursar com dor mais intensa a despeito dos medicamentos utilizados para controle e normalmente melhora entre o sétimo e décimo dias.
Cirurgia Endoscópica Nasal / Cirurgia para Sinusites e Lesões Nasais
Nas últimas décadas a cirurgia nasal evolui significativamente. Atualmente, através do uso de endoscópios, conseguimos realizar procedimentos nasais dos mais diversos de forma pouco invasiva, com menos chances de complicações e melhor recuperação.
Aplicações
Através da cirurgia por vídeo é possível tratar praticamente todas as doenças nasais que necessitam de cirurgia apenas com acesso através das narinas como:
- Sinusite crônica
- Desvio de septo nasal
- Diminuição dos cornetos nasais
- Remoção de tumores nasais
- Cauterização de artérias para controle de sangramentos
- Entre outros procedimentos
Septoplastia
Pacientes que apresentam obstrução nasal e possuem uma tortuosidade no septo nasal podem necessitar da realização desse procedimento.
Procedimento
Durante a cirurgia realiza-se uma pequena abertura na mucosa do septo nasal e a porção tortuosa do mesmo (que pode ser cartilagem e/ou porção óssea) é removida. Essa abertura é fechada com um fio absorvível, não sendo necessária a remoção de pontos após.
A cirurgia de septoplastia é realizada por via endoscópica, sem cortes externos, apenas com acesso pelas narinas, o que garante uma recuperação mais rápida e com menos desconforto para o paciente.
Timpanotomia / Colocação de Tubo de Ventilação
Normalmente é realizado em crianças que possuem Otite Média Serosa crônica, onde ocorre um acúmulo de secreção atrás da membrana do tímpano, porém pode ser necessário também em adultos.
Técnica Cirúrgica
Nesse procedimento, através de um endoscópio ou microscópio, realizamos uma pequena abertura na membrana do tímpano e aspiramos a secreção. Nessa abertura é colocado o tubo de ventilação (um tipo de "carretel" que mantém a membrana do tímpano aberta por um tempo).
Ele tem por função ventilar e desinflamar a mucosa da orelha média (cavidade atrás da membrana timpânica). Após o período médio de 6 meses a 1 ano ele é expelido pelo próprio organismo e essa abertura se fecha espontaneamente.
Pós-operatório
Esse procedimento cursa com um pós-operatório indolor porém por todo o período de permanência da abertura deve-se proteger o ouvido contra a entrada de água devido ao risco de infecção caso ocorra.
Turbinectomia (Cirurgia das Conchas Nasais)
Em alguns casos de pacientes que apresentam rinite crônica, uso frequente de descongestionantes nasais ou que possuem um grande desenvolvimento ósseo com um consequente aumento das conchas nasais ("carne esponjosa do nariz") podem necessitar da realização da turbinectomia.
Procedimento
Nesse procedimento, com uso do videoendoscópio, realizamos uma remoção parcial dessas estruturas para o aumento de fluxo de ar na cavidade nasal. Na porção restante da concha nasal realizamos uma cauterização com cautério elétrico para controle do sangramento sendo que, na grande maioria das vezes, não é necessário o uso do tampão nasal.
Recuperação
Esse tipo de procedimento apesar de ter um pós-operatório tranquilo necessita de afastamento de atividades físicas e exposição prolongada ao sol por até 30 dias.
Uvulopalatofaringoplastia
Pacientes que apresentam ronco e/ou apnéia do sono podem necessitar desse tipo de procedimento. Nele realizamos a remoção das amígdalas e fazemos uma tração para abertura do fundo da garganta com fios absorvíveis de mais longa duração.
Indicações
Esse procedimento possui suas indicações específicas e apenas pacientes que possuam uma anatomia favorável se beneficiam dela.
Pós-operatório
Normalmente o pós-operatório cursa com dor intensa já que é predominantemente realizado na fase adulta e a cirurgia das amigdalas nessa idade costuma ser mais dolorida. Além disso, a tração para abertura da via aérea intensifica essa dor que a despeito do controle de dor no pós-operatório durante em média dez dias.
Benefícios
Esse tipo de procedimento pode gerar uma resolução definitiva do ronco e da apnéia do sono sem a necessidade de uso de outros tipos de tratamento como o CPAP por exemplo.